TEXTO BIBLICO – GENESIS 25:30-34
30 – “E disse Esaú a Jacó: Deixa-me, peço-te, comer desse guisado vermelho, porque estou cansado. Por isso se chamou Edom.
31 - Então disse Jacó: Vende-me hoje a tua primogenitura.
32 - E disse Esaú: Eis que estou a ponto de morrer; para que me servirá a primogenitura?
33 - Então disse Jacó: Jura-me hoje. E jurou-lhe e vendeu a sua primogenitura a Jacó.
34 - E Jacó deu pão a Esaú e o guisado de lentilhas; e ele comeu, e bebeu, e levantou-se, e saiu. Assim desprezou Esaú a sua primogenitura”.
Meus amados e queridos irmãos,
O que leva uma pessoa desprezar algo tão valioso? Para entendermos o contexto da história: Deus tinha feito uma promessa a Abraão em Genesis capitulo 12 dizendo “em ti serão benditas todas as famílias da terra” e o sucessor de Abraão foi Isaque (filho da promessa) e posteriormente os filhos de Isaque que foram Esaú e Jacó.
Mas, o que vamos meditar nesta tarde abençoada é referente à primogenitura que significa qualidade do que é primogênito / direto de primogenitura – privilégio do filho mais velho.
Esaú tinha um privilégio de ser o filho mais velho, porém por um prato de guisado (lentilha) desprezou a sua benção por que estava com muita fome, meu Deus!!!!! Quantas vidas que começaram na benção e que comeram na mesa do Rei Jesus, porém desprezaram o direto de ser filho de Deus e trocaram ou se venderam pelos manjares de satanás e quando falo de manjares falo do poder, da ostentação, de riquezas, do pecado da glutonaria, da soberba, da altivez, da falta de compaixão e principalmente da falta de amor.
Quero chamar a minha e a sua atenção, o sacrifício de Jesus na Cruz não foi em vão, foi o Sangue vertido e jamais podemos desprezar este ato de amor incomparável.
Não há nada melhor neste mundo do que estar e comer da mesa do Rei. Esaú é o exemplo de pessoas que não devemos ser e agir (não era espiritual – o mais importante é o hoje), pois Jesus Cristo quando estava no deserto sendo tentado pelo próprio tinhoso, o Satanás do inferno, disse: “Nem só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus”. Meu querido e minha querida, ainda que estejamos passando pelo vale da sombra da morte o Senhor te diz nesta tarde: nenhum mal chegará a tua tenda, pois até no deserto estarei contigo e como diz no salmo 91 “O Senhor da ordem aos anjos ao nosso favor”.
Não desista, resista até o fim, pois o Senhor não dá um peso maior que possamos suportar e para finalizar, somente aqueles que perseverarem até o final receberá a coroa da vitória (a salvação eterna).
Fique com Deus e lembre-se “Maior é o que está em nós”